Eventos

O que é preciso para ser blogger?

No próximo dia 22, Faro vai ser o ponto de encontro de Bloggers e Influenciadores que se juntam num evento inédito em Portugal – O Link. Sendo uma atividade que suscita cada vez mais o interesse de muitos, fomos conversar com as organizadoras do evento, Samanta Duarte (blogger farense “Onde Andam os Duarte?) e Rita Sampaio (organizadora de eventos) para melhor perceber o que é preciso para ser blogger em Portugal.

Hoje em dia fala-se de Bloggers, de Influenciadores Digitais…Qual a diferença?

O Blogger é alguém que escreve artigos (blog posts) em plataformas de blogs como wordpress ou blogspot. Um influenciador pode usar diferentes formatos de media como Blog, Facebook, Twitter, Instagram ou vídeos (YouTube por ex.) , etc. para partilhar o seu conteúdo. Um influenciador tem o poder de afetar as decisões de compra ou opinião dos outros, pela sua autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento com o seu público. Pode ser alguém anónimo, ou uma figura pública.

É, cada vez mais, uma atividade apetecível para muitos. Na vossa perspectiva, há alguns requisitos para ser Blogger?

Embora seja bastante popular neste momento, principalmente nas camadas mais jovens, poucos são aqueles que conseguem tirar um rendimento, e fazer desta atividade uma profissão. Além de ser bastante exigente em termos de tempo, são necessárias competências ao nível das ferramentas digitais, como a fotografia, a escrita, SEO, HTML, entre outros.O requisito principal é gostar do que faz, e ser capaz de o fazer todos os dias. Ser coerente, original e autêntico, é absolutamente crucial para ser bem sucedido.

A nível financeiro, é possível viver-se em Portugal, e mais especificamente no Algarve, como Blogger?  

“Há pessoas em Portugal a viver de blogs. Profissionais muito bons em vários nichos (viagens, maternidade, tecnologia,etc), que conseguiram rentabilizar os seus blogs de várias formas, ou canalizar o seu blog para outras atividades relacionadas.

No Algarve existe um grande caso de sucesso, a Janine Medeira, que conseguiu fazer do blog a sua profissão. Tanto que deixou a sua carreira como Professora Universitária para se dedicar a tempo inteiro ao www.poupadinhosecomvales.com . Uma empreendedora que tornou o seu hobbie no seu negócio, e que se tem mantido bastante coerente e fidelizado a sua audiência, como poucos conseguem. Um influenciador pode estar em qualquer lado, uma vez que o trabalho é essencialmente online. Mas a oportunidade para aprender mais, fazer networking ou marcar presença em eventos relacionados com o tema, não existia no Algarve.

Samanta, no teu caso, mais de 11K seguidores na tua página do Facebook, sentes que influencias realmente a vida das pessoas que seguem o blog “Onde Andam os Duarte?

“Eu acho que o ato de influenciar alguém requer muita responsabilidade, e eu tenho isso sempre presente quando publico alguma coisa. No meu caso, as pessoas procuram dicas para se sentirem confiantes ao levarem as crianças a viajar pelo Mundo. Através de posts, fotografias, vídeos, acredito que possa ajudar a tomar a uma decisão acerca de um determinado destino. Mas é essencialmente pelo exemplo, ao mostrar que é possível pegar na família, atravessar o oceano e fazer umas férias felizes, que as famílias pensam: “Se eles vão e conseguem, nós também conseguimos!”. Será uma influência? (risos)

E, porque o LINK é um evento pensado também para quem quer dar os primeiros passos na área de criação de conteúdos, blogs, etc, as organizadoras lançam o convite: esta é a oportunidade perfeita de networking e partilha de experiência com quem já tem provas dadas neste caminho. Dia 22 de Junho, às 09h, no Eva Senses Hotel, em Faro.

Inscrições em: www.linkbloggersmeeting.com


About the author

Notícias Relacionadas