What's On

A LOOK-AL tem um novo roteiro turístico – O Tour Judaico.

A LOOK-AL já nos habitou a excelentes experiências culturais com uma oferta que inclui desde visitas guiadas, passeios na Ria Formosa a degustações e provas de vinhos. Em conversa com Ernesto Cabrita, mentor deste projeto, ficámos a conhecer as principais motivações para a criação deste novo roteiro – o Tour Judaico.

Desde logo, segundo Ernesto Cabrita, uma das principais motivações foi perceber que a temática e um roteiro desta natureza tinha potencialidade ao nível da procura – “A Look-Al tem inúmeros clientes judeus (principalmente Americanos e Canadianos) e atualmente, muitos turistas Judeus procuram saber as suas origens Sefarditas (Judeus originários da Península ibérica) e visitam o nosso pais para o efeito”.

Por outro lado, Ernesto Cabrita destaca a extraordinária historia deste povo no nosso pais – “a sua presença na península ibérica remonta ao ano 587 a.c. e tiveram  grande protagonismo na fundação da nação”, realçando também a influente comunidade judaica que residiu na nossa cidade.

Para a criação e estruturação deste Tour, desenvolveu um processo de investigação que passou por inúmeras pesquisas na biblioteca nacional, consulta a livros especializados e que incluiu uma visita e uma série de contatos em Belmonte, uma das localidades portuguesas onde a presença dos judeus é mais forte e ativa, destacando-se o Museu Judaico ai existente.

Sobre a presença judaica em Faro, Ernesto Cabrita revela que ainda hoje é possível constatar a sua influência através de um passeio pelas ruas da cidade. Destaca vários exemplos, nomeadamente o Clube Farense que foi fundado em 1863 pelas principais famílias Judaicas da cidade e vários edifícios notáveis. Destaca ainda figuras históricas como Samuel Gacon “o mais ilustre Judeu que passou por Faro, e que na sua oficina tipográfica, em 1487, foi editor do primeiro livro impresso em Portugal, o Pentateuco”.

Fica a sugestão para a mais recente proposta da LOOK-AL para descobrir a história e as estórias dos Judeus em Faro e também em Portugal. A reserva do Tour Judaico poderá ser efetuada através do site, www.look-al.com , por email ernesto@look-al.com ou por telefone (00351) 919 290 010.

Fotografia © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

About the author

Notícias Relacionadas