Eventos

LINK – O que podemos esperar?

Quisemos saber mais sobre o LINK, um evento pioneiro que já está a dar que falar nas redes sociais de bloggers e influenciadores e que Faro terá o privilégio de acolher, a 22 de Junho. As organizadoras, Samanta Duarte e Rita Sampaio, deram-nos todos os detalhes:

O LINK é um evento inédito em Portugal. Porque é que sentiram necessidade de criar um encontro com os vários profissionais destas áreas de conteúdos?

“Atualmente trabalho como blogger e criadora de conteúdos para várias marcas, mas até chegar aqui, tem sido um percurso difícil. Senti ao início que não havia um fio condutor, que as regras não estavam explícitas, que todos olhavam uns para os outros como concorrência e as marcas pareciam inatingíveis. Não percebia os critérios para conseguir colaborar com marcas.
Tive a ideia de criar este encontro, porque não havia um evento focado em marketing de influência, como uma vertente do marketing digital. Sendo um assunto tão trendy, e havendo já tantos influenciadores em Portugal a trabalhar profissionalmente, faltava um momento em que pudessem estar juntos e trocar experiências.
Um dos grandes objetivos que temos é, através da discussão entre influenciadores, agências e representantes de marcas, chegar a algumas conclusões em como é que estes podem trabalhar juntos da melhor forma.

Porquê em Faro?

Quase todas as iniciativas de Marketing Digital ou eventos onde aparecem influenciadores, só acontecem de Lisboa para Norte. Partilhei a ideia do encontro com a Rita Sampaio, que por trabalhar na área como formadora, compreendeu no primeiro segundo o conceito, e avançámos com a organização em Faro. Esta é a nossa cidade, o lugar onde nos sentimos bem a acolher pessoas, e onde encontramos os apoios necessários para fazer acontecer um evento desta dimensão. Abordámos o Município de Faro, que ficou entusiasmado com o caráter inovador do evento e a possibilidade da criação de conteúdo acerca da cidade, pelos participantes do evento. Apoiaram-nos desde a primeira hora e isso foi crucial para avançarmos com a organização.

Como é que o LINK de distingue de outros eventos de Marketing que já se posicionaram na região, por ex, do ShareAlgarve?

“São diferentes. A Share Algarve é uma conferência sobre marketing e inovação tecnológica. O LINK é uma ligação (daí o nome) entre influenciadores, marcas, agências e especialistas a trabalhar nesta área. Contém não só conferências, como workshops, concurso fotográfico e uma festa de sunset com entrega de prémios.

É direcionado para um nicho muito específico do marketing digital.
O LINK Bloggers Meeting liga o lado profissional que acontece online, com as interações interpessoais, num dia cheio de partilha.
Consideramos que os eventos acabam por se complementar.”

As marcas também estão presentes no LINK. Qual é atualmente o papel das marcas nas produção de conteúdos?

“As marcas procuram influenciadores como forma mais rápida de alcançar uma audiência, que já está segmentada pelo influenciador. Esta produção de conteúdos acontece de várias formas, e em várias plataformas ao mesmo tempo (fotografia, artigos, vídeos, stories, etc), o que é bastante vantajoso financeiramente para as marcas.
Na realidade os influenciadores sempre existiram. Apresentadores ou celebridades a promover produtos, lugares, etc, sempre aconteceu. Apenas saltaram dos jornais, revistas e televisão, para as plataformas digitais. Nos últimos 4 anos, as empresas começaram a usar influenciadores e embaixadores da marca cada vez mais nas suas campanhas promocionais. E esta tendência tem vindo sempre a aumentar.


Depois desta 1ª edição do LINK, o que podemos esperar a seguir?

“Depois desta 1ª edição do LINK, iremos analisar o feedback dos participantes para podermos melhorar para o próximo ano, e desejamos que todos ganhem com o networking que iremos promover durante o evento. Daqui levarão certamente contactos para conseguirem parcerias e trabalhos. Em 2020 podemos esperar uma edição maior, com mais marcas presentes, e mais participantes internacionais que possam vir desfrutar do evento e da nossa cidade magnífica.

Para já, podem contar com um dia recheado de atividades, conferências, workshops, um passeio fotográfico, muito networking e, a terminar da melhor forma, uma pool party no rooftop do Eva Senses Hotel!

Pode consultar o programa completo em: www.linkbloggersmeeting.com/programa/

About the author

Notícias Relacionadas