What's On

Likecork: quando a tradição e a natureza se encontram!

Em mês de Algarve Design Meeting, fomos conhecer a Likecork, um dos muitos projetos que se têm envolvido na criação de novos produtos com forte ligação à história e à tradição.

A Likecork é uma marca de mobiliário e acessórios para casa que promove a utilização da cortiça, um recurso natural e renovável que faz parte da cultura portuguesa.

Entre restaurantes e lojas de artesanato, na Baixa de Faro são vários os pontos de venda desta marca, como é o caso do Restaurante Pé de Copos, local onde realizámos esta sessão fotográfica.

Da gama de produtos Likecork, destacamos a Lamparina Algarvia, uma das peças mais conhecidas, inspirada nas chaminés algarvias. As lamparinas são feitas com base em aglomerado de cortiça e o tubo rendilhado em barro vidrado.

Uma das criações mais recentes da marca, é o Banco Rolha, com semelhanças a uma rolha de champanhe gigante em design lúdico e contemporâneo. Os materiais utilizados são o aglomerado de rolha de cortiça reciclado e ferro encerrado.

Também ao nível do mobiliário, o Porta-revistas é uma das criações de maior sucesso, uma peça prática e vistosa para arrumar revistas e jornais, igualmente feita em aglomerado de cortiça.

Por último, destacamos o conjunto de acessórios da linha Lifecork, entre cadernos, porta-chaves e bases para copos, são produtos inspirados nos padrões da calçada da Rua de Santo António, nas platibandas ou nos azulejos hispano-árabes, elementos de forte identidade local que pontuam o nosso território.

A Likecork é um projeto da Sandra Louro, designer com formação na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e que a par deste projeto trabalha na área de Museografia. É também membro da Associação Nacional de Designers.

A Likecork irá dinamizar uma loja pop-up na 8ª edição do Algarve Design Metting que terá lugar na Fábrica da Cerveja em Faro, entre 22 e 26 de Maio. Recomendamos vivamente que visitem!

Fotografia: Ricardo Bernardo

Texto: Davide Alpestana

About the author

Notícias Relacionadas