What's On

Já estamos em modo páscoa na Baixa de Faro

A Páscoa está quase aí e para despertar o apetite fizemos uma saborosa viagem pela Baixa de Faro à procura dos sabores que identificam algumas das pastelarias e chocolatarias.

Iniciámos este passeio na Chocolates de Beatriz com um mix de chocolates, pimenta rosa, praliné branco e menta, sabores intensos que combinam deliciosamente.

Este é sem dúvida um espaço diferenciador, uma chocolataria de autor, num ambiente vintage, em perfeita harmonia com a casa antiga que o alberga. A variedade é imensa, na qual destacamos uma opção para manter a linha e comer sem culpa: o chocolate Costa de marfim 100% sem açúcar.

Outra opção, muito provavelmente exclusiva, são os Alfajores, uma bolacha com maisena e doce de leite, típica da Argentina de onde é originária Beatriz, a fundadora deste espaço.

Os Brownies, um ícone da cozinha norte americana, deixaram-nos também rendidos. Ao que consta a receita foi inventada em Chicago, no hotel Hilton Palmer House, por ocasião da Exposição Mundialde 1893. Aqui, na Chocolates de Beatriz, são um dos produtos mais procurados acompanhando café ou chá. E, depois de provar, vai perceber de imediato porquê.

Seguimos o nosso passeio na Rua de Santo António e paramos no Baixa Caffé. Aqui, é a doçaria regional algarvia que tem maior lugar de destaque. São os famosos Doces Finos em forma de frutas, animais ou queijinhos, a quem ninguém consegue resistir.

Estes doces típicos são confecionados com amêndoa, açúcar em pó e clara do ovo, recheados com ovos-moles ou fios de ovos, e coloridos com corantes ou simplesmente envolvidos em açúcar. Para além de deliciosos, são uma ótima sugestão para dar uma graça especial à sua mesa de Páscoa.

E o que dizer dos famosos Dom Rodrigos? Uma deliciosa surpresa de fios de ovos, envoltos em calda de açúcar e canela, embrulhados em papéis metalizados e coloridos que guardam este verdadeiro tesouro da doçaria.

Por último, fomos ao Chelsea Coffee & Bruch. Aqui encontramos pastelaria ao vivo, para entretenimento de quem entra ou simplesmente para quem passa pela rua. Momentos que diferenciam a Baixa de Faro e a experiência de passear neste ambiente comercial.

A doçaria no Chelsea Coffee & Brunch é requintada e recheada de originalidade. Aqui cada bolo é uma verdadeira peça de arte, com uma apresentação singular e combinações de sabores que variam todos os dias, num espaço que oferece cafés de alta qualidade.

Estas são algumas das nossas sugestões, para descobrir, provar, espreitar e, sobretudo, para que possa saborear uma Páscoa mais local e mais genuína!

Texto: Davide Alpestana

Fotografia: Ricardo Bernardo

Chocolates de Beatriz: Rua Veríssimo da Almeida, n.º 5

Baixa Caffé: Rua de Santo António, n.º 54/56

Chelsea Coffee & Brunch: Rua D. Francisco Gomes, n.º 34

About the author

Notícias Relacionadas